Coxinha vegana de carne de jaca

Modo de preparo:

Para o recheio: Em uma panela em fogo médio, coloque um fio de óleo e refogue a cebola e o alho até ficarem levemente dourados. Acrescente a “carne de jaca”, tempere com sal e com temperos a gosto, eu usei orégano, cominho, limão, curry e açafrão. Refogue por cerca de 3 minutos, adicione o extrato de tomate, as azeitonas e refogue mais um minutinho. Corrija o sal se necessário e desligue. Acrescente a salsinha e cebolinha picadas, misture rapidamente e regue com um fio de azeite. Reserve.

Para a massa: Em uma panela grande em fogo médio, coloque o caldo de legumes, o azeite, o sal e deixe ferver. Quando começar a ferver abaixe o fogo e adicione a farinha de trigo de uma só vez e misture bem. Vai parecer que deu errado, mas é assim mesmo. Misture até virar uma bola de massa firme e pesada, o que vai levar cerca de 3 minutos. Desligue e deixe esfriar por cerca de meia hora.
Coloque esta massa ainda morna, mas que dê para trabalhar com as mãos, sobre um balcão limpo e sove por 5 minutos, até ficar lisa e uniforme.
Divida ela em 8 bolinhas do mesmo tamanho.

 

Pegue uma bolinha, amasse rapidamente e modele uma espécie de cestinha, com as paredes altas.
Coloque 1 colher de sopa cheia de recheio e feche bem, puxando delicadamente as laterais. Use as palmas das mãos para modelar as coxinhas. Repita o processo com o restante da massa.
Coloque água em um pote largo e fundo e cerca de 1 xícara de panko em um prato raso. Passe as coxinhas na água e em seguida na panko, para empanar.

Unte uma forma com óleo de coco e coloque para assar por 20min. Sirva-se a vontade!

Eu adorei e não fico mais sem.

 

Bjs fofuxos.

Deixe uma resposta