Dry Needling – xô dorzinha chata

Imagem relacionada

Hoje vim falar um pouquinho pra vocês sobre um dos tratamentos que eu faço pelo um dos mais renomados fisioterapeutas de Cuiabá que atende na Clínica do Esporte, Dr. Renato Proença: Fisioterapeuta Esp.Fisiologia do Exercício Clínica CMEF Core 360°/Mulligan/Dry Needling/kinesioTapping/IASTM/Compex

Esta é uma técnica fisioterapêutica que está se disseminando rapidamente pela sua eficácia e resolutividade. No Brasil ainda é pouco conhecida, mas está ganhando cada vez mais adeptos.

Dry Needling foi desenvolvida desde 1940 através dos estudos da Dra. Janet Travell e após ter seus estudos aprimorados, por cientistas como Dr. Karel Lewit e Dr. Chang Gun.

Dra. Janet Travel, que é conhecida como a “mãe do conhecimento sobre Trigger Point Miofascial”, nos Estados Unidos, originalmente começou os seus estudos e prática clínica desta técnica que ela mesmo nominou como “Dry Needling”, utilizando agulhas hipodérmicas no tratamento de Trigger Points, sem nenhuma analogia a Acupuntura ou a MTC (Medicina tradicional Chinesa).

Inicialmente o Dry Needling foi utilizado unicamente no tratamento de Trigger Points, no entanto considerando os mais recentes estudos se observa-se que existem resultados consistentes no controle da dor musculoesquelética, não somente miofascial. Além disso o Dry Needling pode ser utilizado associado a eletroterapia podendo alcançar níveis ainda mais efetivos de analgesia para disfunções musculoesqueléticas.

Estudos indicam que Dry Needling melhora o controle da dor, reduz a tensão muscular, normaliza disfunção bioquímica e elétrica de placas motoras, e facilita um retorno acelerado de reabilitação ativa onde pode ser empregado no tratamento de diversos distúrbios musculares locais, como torcicolos, “trigger points”, síndrome miofascial, cefaléia tencional, cervicalgias, dorsalgias, lombalgias, ciatalgias e também dores e lesões articulares e musculares.

Há tempos tenho uma tendinite no ombro direito e após a 4ª sessão já sinto a diferença. Mesmo fazendo fisioterapia, continuo praticando meu Pilates, CrossFit e Musculção que são adaptados para a minha realidade. Próximo post falarei pra vocês sobre as ventosas, uma outra técnica que ajuda a aliviar minhas dores.

Segue os contatos para quem quiser agendar um horário e sair leve como eu.

Dr. Renato Proença

Fisioterapeuta Esp. Fisiologia do Exercício

Clínica CMEF Core 360°

Mulligan/Dry NeedlingkinesioTapping/IASTM/Compex

65 3052-9790/65 99253-7171

 

Bjs fofuxos,

Raquel Pereira

Deixe uma resposta