Suplementos Alimentares

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Ganhar massa, definir musculatura, queimar gordura, entenda mais sobre o uso adequado de suplementação alimentar.

O que são suplementos alimentares?

De acordo com a resolução 380/2005 – CFN (Conselho Federal de Nutrição) – suplementos são alimentos que servem para complementar, com calorias e nutrientes, a dieta diária de uma pessoa saudável quando sua ingestão é insuficiente ou quando a dieta necessita de suplementação.

De que eles são compostos?

Os suplementos nutricionais, para praticantes de atividade física e atletas, são divididos em: Suplementos Ergogênicos, que promovem o aumento do rendimento físico; e Suplementos Repositores, utilizados em determinadas fases para garantir a reposição dos nutrientes perdidos em alguma situação específica.

Todos os Suplementos Alimentares são regularizados pelo Ministério da Saúde de acordo com sua finalidade:

Energéticos

Fornecem energia ao treinamento, são formulados a partir do carboidrato. Podem ser em pó (para serem diluídos em água) ou na forma de sachê em gel.

Protéicos

Produzidos a partir do ovo (albumina) e do leite (caseína e whey protein). Atualmente, também existem alguns produtos produzidos a partir da carne.

Compensadores

Enriquecem sucos ou leite com todos os nutrientes necessários a uma dieta. Acrescentam calorias, proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais.

Repositores

Repõem água, sais minerais e carboidratos. Evita a desidratação durante uma atividade física intensa e longa ou quando realizada em temperaturas elevadas. Por exemplo: Gatorade e Powerade.

Aminoácidos

Atualmente somente o BCAA.

Quais são os riscos do consumo indevido dos suplementos?

Os riscos para saúde existem, quando a pessoa já apresenta alguma patologia. Em pessoas saudáveis não existe contra indicação.

Deve ser feito com prescrição médica?

Como os suplementos são considerados alimentos, não há necessidade de prescrição médica. Mas o uso deve ser orientado por um profissional especializado, nutricionista ou médico. O uso adequado dos suplementos atinge melhores resultados para ganho de massa, rendimento físico e controle do peso.

É importante ressaltar que os Suplementos Alimentares só dão resultado quando existe a combinação de alimentação adequada e prática da atividade física regular:

Para ganhar massa

Quando o paciente fala em ‘ganhar massa’, pode estar se referindo tanto ao ganho de peso quanto ao aumento da massa muscular. O aumento da massa muscular, consequentemente, gera aumento de peso. Nesse caso, o estímulo (atividade física) e a alimentação devem estar unidos.

A alimentação diária deve priorizar os alimentos protéicos. Mas não deve eliminar os alimentos ricos em carboidratos complexos, eles que darão energia suficiente para execução da atividade física e também para promover o aumento da massa muscular. Deve-se usar mais os suplementos ricos em proteína, e os alimentos compensadores, como o Sustagen.

Para definir a musculatura

A proteína ajuda a aumentar a massa magra, mas a dieta alimentar diária deve ser pobre em gordura. Então, não se deve comer doces, frituras em geral, chocolate e biscoitos.

Para queimar gordura

Milagres não existem! Somente dieta e exercício físico são eficientes para a queima de gordura. Existem os fat burners ou termogênicos, compostos ricos em cafeína, que podem acelerar o processo de queima.

Por: Raquel Pereira

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Fonte: www. vivomaissaudavel.com.br

 

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