Receitinha light de ricota

A ricota ganhou os olhares das pessoas que desejam emagrecer há algum tempo. Isso porque se trata de um alimento que substitui outros tipos de queijo que costumam ser bem calóricos e ricos em gordura.

A ricota é um ingrediente baixo em calorias e isento de gordura, sendo uma opção leve e saudável para incorporar receitas. Seu sabor neutro faz com que possa ser usada em receitas tanto doces quanto salgadas. Quando amassada, forma uma espécie de pasta que vai muito bem em recheios de tortas, por exemplo.

Uma forma bastante saudável e indicada para consumir a ricota é em sanduíches. Você pode fazer o seu em pães sírios, pão de forma integral, wraps e outros. Ainda pode-se agregar vegetais e outros alimentos ricos em proteínas e nutrientes para compor o sanduíche.

Abaixo estão algumas dicas de receitas de sanduíche de ricota light com ingredientes interessantes, mas você pode incorporar o que tiver na geladeira e agradar o seu paladar, com o cuidado, é claro, de não acrescentar alimentos calóricos no preparo e ricos em gordura. segue hoje de como fazer uma ricota light  e em seguida um receitinha também de um sanduíche.

Receita de  ricota light

Ingredientes:

300 gramas de ricota

300 ml de leite morno

1 Sachê gelatina incolor dissolvida, conforme a embalagem.

Sal a gosto

Modo de preparo:

Pegue a ricota, o leite e a gelatina e mais o sal a gosto, bata tudo no liquidificador e despeje em uma vasilha com tampa e leve a geladeira. Deixe descansar toda a noite. No dia seguinte esta pronta para o consumo. Você pode temperar ela com orégano, com azeitonas, com pimenta calabresa, tomilho, linhaça, fica a seu critério. Geralmente quando eu faço, eu deixo metade natural e na outra metade eu coloco linhaça e orégano, fica muito saboroso. Se você armazenar bem, ela dura 1 semana na geladeira.

Receita de sanduíche de ricota light com peito de peru

Ingredientes:

 2 colheres de sopa de ervas frescas;
  • 1 xícara de chá de ricota amassada;
  • 6 colheres de sopa de iogurte desnatado;
  • 2 pitadas de sal;
  • 10 fatias finas de peito de peru defumado;
  • 2 xícaras de chá de agrião limpo (só as folhas);
  • 2 pães sírios médios.

Modo de preparo:

Misture em uma tigela as ervas com a ricota, o iogurte e o sal. Reserve. Para a montagem, abra o pão sírio, disponha o creme de ricota preparado, coloque fatias de peito de peru e as folhas de agrião com a pitada de sal. Feche e sirva.

Agora é só aproveitar e mandar bala.

Bjs fofuxos,

Raquel Pereira

Deixe uma resposta